Motivos para não deixar ração a vontade para seu cachorro!

Motivos para não deixar ração a vontade para seu cachorro!

Muitos pessoas tem a mania de deixar o potinho do seu pet cheio de ração, ou seja, à vontade. Algumas usam a desculpa de “não ter tempo” para ficar alimentando o cachorro, pois acham que duas alimentações no dia seriam pouco, e não sustentaria o pet.

  1. o primeiro ponto e principal, é porque a umidade que esta no ambiente, pode trazer fungos e bactérias, que podem ser prejudiciais a saúde do seu pet, causando vômito, diarreia, e até podendo trazer alguns problemas sérios para o cachorro (conhecemos como fermentação).
  2.  o segundo e um dos principais também, é que a ração conforme é deixada ao ambiente perde o seu valor de nutrição, pois alguns nutrientes entram no processo de oxidação em contato diretamente com o ar.
  3. terceiro motivo é que com o tempo que a ração é exposta, ela vai perdendo o seu cheiro e sabor, assim então, o cachorro não vai ter aquela vontade de se alimentar.
  4. as rações que ficam no pote expostas durante o dia/noite, também serve de alimento a outros animais como ratos, baratas, formigas, pombos. E esses animais podem trazer doenças para o seu cachorro.
  5. se o seu cachorro passa muito tempo sozinho, ele pode se tornar ancioso, e assim impulsivamente comer mais do que é preciso, e assim necessariamente poderá se tornar obeso (trazendo com sigo doenças pelo aumento do abusivo de peso).
  6. a ração estando ali o dia inteiro, você não saberá necessariamente a quantidade de ração que seu cachorro se alimenta, e esse ponto é importante, pois o primeiro sintomas de muitas doenças é a perca de apetite, com a ração estando disponivel o dia inteiro, você demorará mais à perceber que o seu cachorro está se alimentando menos.
  7. cada vez que seu cachorro se alimenta da ração, pode cair algumas que ja entraram em contato com a saliva,  esta mesma saliva torna-rá o ambiente úmido e a ração entrará no processo de fermentação muito mais rápido.

Do mesmo modo que alguns cachorros comem e bebem ao mesmo tempo, nesse processo de ir e vir ao pote, ele estará umedecendo a ração, e trazendo a fermentação mais uma vez… É sempre importante dar uma ração de qualidade para seu animal, evitando o mau cheiro nas fezes de seu cachorro.

O que devemos fazer?

Então como devemos fazer? o adequado, é você fazer um padrão do horário da alimentação, seja ração ou natural.

Para os filhotes, que estão começando a alimentação com a ração o adequado é dar de 3 a 5 vezes por dia, tudo dependendo da raça e peso do bichano

Já com um ano de idade, podemos dar a ração duas vezes por dia, especificamente uma pela parte da manhã, e uma pelo. o correto é dar um intervalo de 10 horas entre uma refeição e outra.

Evite deixa-los em jejum por muito tempo, como dar ração as 7 horas e 23 horas, porque assim os animais podem comer rápido demais, fazendo com que eles possam ingerir os grãos inteiros, levando até o cachorro a ter outros problemas.

Se você acostumou ele a deixar a ração disponível o dia inteiro, e agora vai fazer de forma correta, fique ciente que no primeiro dia ele poderá não se alimentar na hora que você colocar.

Uma boa maneira de ensiná-lo é retirando o pote pela noite, e colocando novamente pela manhã, assim o cachorro já estará novamente com fome. Você deve fazê-lo habituar a ser chamado para comer, quando ele vir ofereça a ração, e deixe por no máximo 15 minutos.

Como ele esta acostumado a ter o prato disponível o dia inteiro, provavelmente ele irá se alimentar apenas um pouco da ração e deixará o restante para mais tarde. Mas é importante lembrar que você deve deixar apenas por 15 minutos, após isso deverá retirá-lo.

Se o seu cachorro não encostou na ração, ela pode ser guardada em um pote bem fechado, e ser oferecido na próxima refeição, mas se ele chegou a comer do pote, essa quantidade restante deve ser jogada fora. É importante também, deixar o pote limpo e bem seco para ser colocado a próxima quantidade de refeição.

Veja como dar uma refeição saudável para seu cachorro, evitando que ele fique doente.