Como remover carrapatos do seu cachorro? Separamos algumas dicas

Os carrapatos podem causar mais do que apenas coceira na pele do cachorro, ele por exemplo pode transmitir várias doenças que podem complicar a saúde do seu amiguinho. Por isso é necessário sempre estar de olho, se seu cachorro tem carrapatos e remover com frequência.

Afinal como acabar com os carrapatos do seu cachorro?

Algumas pessoas tem dificuldades para eliminar os carrapatos do pet e da casa, mas neste post iremos dar algumas dicas que irão te ajudar a eliminá-los, esperamos ajudar.

A diferença entre as pulgas e os carrapatos já na fase adulta é que o carrapato é mais fácil de ser visto , ou seja, se você quer saber se seu cachorro tem ou não carrapatos, basta procurar pelo corpo dele, essencialmente em lugares protegidos como o meio dos dedos,axilas , orelhas e virilha. mas podem ser encontrados em qualquer outra parte do corpo, os carrapatos em forma de larva são minúsculos, então são difíceis de serem vistos.

Bom, primeiramente você deve procurar os carrapatos pelo corpo do seu cachorro, principalmente em lugares que foram citados acima. É importante saber que não se deve arrancar os carrapatos, pois se você fizer isso de forma errada, a boca do carrapato pode continuar na pele do seu bichano, e isso poderá fazer com que a pele do seu cachorro irrite ou até infeccione.

Sendo assim, a melhor maneira de remove-los é com produtos feitos especificamente para isso, mas não é só isso para o problema estar resolvido, pois assim que o ovo do carrapato eclode no ambiente, larva precisa se alimentar e sai à procura do hospedeiro, que nesse caso é o cachorro, após a larva crescer ela sai do cachorro, e volta novamente ao ambiente, para com que realize a primeira muda, em seguida ela volta ao animal, se alimente e retorna novamente para fazer outra muda ao ambiente.

Então, após essas três vezes, é que temos o carrapato na fase adulta, o carrapato fêmea, se solta do animal depois de 4 a 10 dias quando já está cheia de ovos, e então ela bota seus ovos em lugares como festas de pisos e paredes, gramas e plantas, ela poderá colocar de 200 a 3 mil ovos e após isso ela irá morrer.

Seguidamente: Precisamos tratar tanto os animais, quanto o ambiente, até poque a maioria do tempo os carrapatos estão no ambiente.

Como remover os carrapatos de cachorro do ambiente?

Como na imagem acima, vemos que o carrapato passa pouco tempo no animal, porque os carrapatos são conhecidos por terem três hospedeiros, para cada ciclo um hospedeiro, mas também podendo ser em apenas um mesmo.

Então como fazemos para acabar com os carrapatos no ambiente?

Mesmo morando em apartamento, o correto é você se preocupar com os carrapatos, até porque uma simples ida no parque, ou até uma volta no quarteirão seu cachorro pode ser infestado, mesmo se você não sair com seu cachorro na rua, você poderá ter um vizinho que passeie com o dele, e cachorros sobem em muros, se você morar no térreo, no primeiro andar, pode haver o contato com o seu peludo.

É importante saber onde está o foco dos carrapatos, pois se for na casa do seu vizinho e não necessariamente na sua, você nunca estará totalmente segura.

Bom, no mercado existem várias formas para a remoção dos cachorros, como shampoos, sabonetes, remédios, coleira, talcos, pipetas, comprimidos e spray, há também uma vacina que pode ser aplicada no pet, conhecida como “vacina contra carrapato”, que na verdade não é uma vacina e sim um remédio aplicável, procure um veterinário e se informe corretamente.

O Shampoo e sabonete é mais pra quem não tem condição para com os custos de remédios como pipetas e spray.

Bom como temos as eficácias parar serem usados nos animais, também temos para o ambiente, como talcos, spray e aerossóis, inseticidas e empresa dedetizadora,

Se você tem como arcar com os custos para contratar uma empresa dedetizadora , é a melhor forma de limpar os carrapatos de seu ambiente.

Lembre-se sempre, você deve tratar o animal e o ambiente ao mesmo tempo, é importante sempre ficar de olho, e a com a prevenção em dia, para uma vida mais saudável do seu pet.

 

 

Leave a Reply