Tudo o que você precisa saber sobre a Cinomose

Cinomose

O que é Cinomose? E como tratar?

Trata-se de uma doença que alcança cachorros em seu primeiro ano, porém também pode afetar a alguns animais que não tenham sido vacinados, ou se por algum problema de saúde ou alguma doença, seu sistema imunológico esteja frágil.

Essa doença pode chegar à vários órgãos ,e pode atuar em todo o organismo do seu animal, e é muito contagiosa, é um vírus que sobrevive por um longo período em um ambiente seco e frio. Contudo, ele é muito sensível ao sol, calor e desinfetante,  ele fica durante três meses no ambiente, mesmo depois da retirada do portador.

Ela é transmitida através de animais já tenham manisfestado essa doença, por vias respiratórias, pelo ar ou então por fômites, que são objetos que já entrarão em contato com animais já infectados pela doença. Existe também a transmissão direta que é ocasionada através da secreção do nariz ou boca do animal.

Os sintomas da cinomose podem variar entre perca de apetite, corrimento nos olhos e no nariz, diarreias , vômitos e sintoma nervoso como tiques, convulsão e paralisia, dificuldade na respiração, febre  , e dependendo da condição imunológica ele pode vir a falecer.

Você quer saber qual seria o tratamento certamente ? bom, não existe um tratamento, o que podemos fazer é usar medicamentos indicados por um veterinário, para podermos controlar os sintomas, é importante ressaltar que o seu pet seja mantido em um ambiente limpo, com uma temperatura boa e uma alimentação certa, segundo o veterinário tenha sugerido.

E a melhor maneira de se prevenir contra a cinomose é a vacina, que pode ser feita através de uma clínica veterinária, a partir dos seis meses de idade seu pet pode ser vacinado. “bebês”devem ser vacinados em três doses dessa vacina, na sua primeira epóca de vida, após isso eles devem ser vacinados anualmente.

Há no Brasil, uma faixa de 37 milhões de cães, o brasil conta somente com sete milhões  de cães que são vacinados anualmente, respectivamente a maior parte dos cães estão sujeitos a doenças, por não ter o cuidado devido.

Como saber se seu cachorro está com Cinomose?

Bom ter o diagnóstico completo, feito por um veterinário, é a forma correta. Assim seu pet poderá se recuperar da cinomose, e que possa viver após a doença, confira a seguir alguns sintomas bem populares, quando o seu cachorro está infectado por essa doença : tosse, espirros, febre, perca do apetite, apatia, vômito, diarreia, secreção nasal e também ocular, falta de coordenação motora, tiques nervosos, mioclonia, convulsão e paralisia.

Vale ressaltar que tanto os sintomas da cinomose, quanto problemas neurológicos, é diferente de um cão para outro.Então não saberemos que tipo de consequência a doença poderá ocasionar no seu cachorro, e nem se ela irá mostrar sinais que são simples para a descoberta da própria.

Bom, devido à estudos, a doença pode ser muito agressiva ao seu cachorro, e não tem um tratamento certo, ela terá que ser frequentemente regulada com remédios, então o que quero passa nesse post é que vocês deixem a vacinação dos seus pets em dia