7 Dicas para dar Banho em seu Gato – Seu felino limpo e cheiroso

Precisa dar banho no seu gato, mas não sabe como fazer isso? Confira neste artigo algumas dicas para dar banho no seu gato com segurança.

7 Dicas para dar banho no seu gato

Os gatos são animais que ganham um enorme espaço afetivo na vida dos donos, além de serem felinos bonitos e que possuem a fama de não gostarem muito de água, porém, existem situações em que o banho é necessário e indispensável para mantê-los bem cuidado e com aparência impecável.

Em sua casa é importante sempre manter tudo limpo e cheiroso, inclusive retirar o mau cheiro de gato de sua casa ou apartamento.

Em determinadas situações, os gatos voltam muito sujos da vizinhança (seja devido à lama ou tipos diferentes de lixo que acabam presos em sua pele) e precisam ser limpos imediatamente. O único problema é: qual a maneira correta de dar banho no gato?

Banhar seu gato pode parecer uma missão difícil, mas não é impossível. Aqui você encontra dicas para dar banho no seu gato, que vão ajudar nessa tarefa, que com paciência e carinho, certamente fará o seu gatinho se acostumar com água e xampu.

Antes de viajar é importante sempre dar um belo banho em seu felino para que possa sempre estar bem cheirosinho e limpo.

Como dar banho em gatos?

Como dar banho em seu gato?

A ideia é que você cause o mínimo de estresse possível no seu gato, para que ele possa se sentir confortável e diminuir o medo da água. Inclusive, isso é importante para que você não saia com muitos arranhões ou mordidas de seu gato.

  1. Materiais necessários

Antes de colocar seu gatinho na água, certifique-se de ter todos os elementos necessários para a higiene pessoal (xampu específico para gatos, toalhas, etc.). Uma vez que você comece com a delicada tarefa de banhar seu gato, será praticamente impossível procurar outra coisa, também é importante remover o cheiro de urina de seu sofá com produtos de limpeza e higiene.

  1. Momento ideal para o banho

Escolha um momento em que seu gato esteja calmo ou divirta – se com ele para que ele se canse e não coloque muita resistência na hora do banho.

  1. Escove antes do banho

Não se esqueça de escová-lo bem antes de molhá-lo. Isso removerá mais facilmente todos os pelos mortos ou qualquer nó que você possa ter.

Se você puder contar com a ajuda de outra pessoa, a quem seu gatinho confia, será ótimo. Enquanto a outra pessoa segura, você da o banho, ou vice-versa.

  1. Local ideal

Seja qual for o local escolhido para banhar o seu gato (banheira, pia, recipiente, etc.), coloque um elemento antiderrapante na base para que o animal não escorregue e entre água morna em seu ouvido.

Fechar as portas e janelas para evitar que o gatinho fuja é muito importante, pois ele pode tentar a escapar. Não permita que outros animais de estimação entrem enquanto você banha seu gato.

  1. Distração para o seu gatinho

Você pode incluir alguns brinquedos na água para chamar a atenção do seu gato, por exemplo. Se você perceber que as coisas estão fora de controle, não force. Tente outra hora. Caso seja necessário banhá-lo com urgência, pois sua saúde está em risco por conta de toxinas e outro motivo que não dê para ignorar, tente limpá-lo com um pano úmido ou ligue para o veterinário.

  1. Jeito certo

Comece a dar banho no seu gato molhando do pescoço para baixo e passando o sabão suavemente. Lave bem. Se a cabeça e o rosto não estiverem muito sujos, você pode lavá-los com um pano úmido. Enquanto a operação durar, fale com ele com calma e suavidade para deixar o clima menos tenso e mais confortável para o seu gato.

  1. Hora de secar

Seque o seu gatinho com toalhas quentes e coloque o bichinho perto de alguma fonte de calor. Se você tiver um secador de cabelo e o gato não estiver muito estressado, poderá usá-lo. Mas não adicione outra fonte de estresse. Se ele se assustar com o barulho, desligue-o imediatamente.

 

Leave a Reply