Confira que cuidados deve ter após a castração de seu cachorro

Hoje já é bem normal a maioria dos donos de cachorros castrarem seus cães, na verdade, essa é uma atitude bastante saudável para o animal, entre outras coisas, evitando que ele procrie. Porém, o que muita gente não sabe é que após a castração, alguns cuidados são necessários para que o cão se recupere adequadamente, e é isso que mostraremos nesse artigo.

Castração

A castração consiste na retirada de seus testículos, no caso dos machos, e ovários, o útero e as trompas, no caso das fêmeas, e é feita para que eles não procriem mais. Embora já seja muito comum, muita gente ainda não conhece todos os benefícios e vantagens dessa cirurgia, que vão bem mais além de simplesmente impedir a procriação dos cachorros. Além de evitar a procriação, a castração diminui a chance da ocorrência de doenças no sistema reprodutor, como o câncer de próstata, de útero, ovários e mama, que podem ser evitadas através desse procedimento. E não é só isso, a castração também reduz a chance da cadela passar por uma gravidez psicológica, a qual costuma causar irritabilidade e até mesmo, a produção de leite. Também sendo castrado os cães estão menos sujeitos a fugir de casa ou brigar com outros cachorros, já que os animais cruzam única e exclusivamente para procriar. Mas, atenção, na hora de escolher onde realizar a castração, não faça a escolha pelo valor, desconfie se o mesmo for muito abaixo dos demais, pois esse procedimento poderá influenciar diretamente na saúde de seu animal de estimação.

Cuidados após a Castração do cachorro

Agora que você já entendeu como a castração é importante e não apenas para evitar que o animal procrie, é preciso lembrar que se trata de uma cirurgia, assim como acontece com seres humanos e que, por isso, são necessários alguns cuidados especiais. Então, feita a castração do cachorro, são necessários os seguintes cuidados:
  • Logo nos primeiros dias, é indicado diminuir um pouco a quantidade de água e ração dada ao cachorro, já que o cão ainda estará se recuperando.
  • Provavelmente, deverá tomar algum medicamento, o qual deve ser obedecida a forma de uso para que o organismo do animal se recupere o mais rápido possível. E é preciso ficar atento para no caso do cachorro vomitar ou apresentar algum comportamento anormal depois do medicamento, nesse caso, o veterinário deverá ser avisado imediatamente.
  • Os animais precisam de repouso após a cirurgia. Jamais o anime a correr, pular ou brincar evitando que o animal possa se ferir ou apresentar complicações.
  • E atenção para os pontos, já que nem todos os veterinários fazem a sutura com pontos internos ou com cola cirúrgica, no caso de  pontos externos é necessário se atentar para que o cachorro não remova os pontos antes do tempo, o que pode ser prejudicial para sua saúde.
E atenção, após a castração e ter tomado os devidos cuidados, também é importante que ele retorne ao veterinário depois de um certo período de tempo, estipulado por ele, se assegurando de que o animal está se recuperando perfeitamente.