Como descobrir se a cadela está no cio?

Cadela no cio

Bom nesse post, separei algumas dúvidas básicas de todo proprietário.

Bom primeiramente, devemos saber que a cadela tem um ciclo estral, que é parecido com o ciclo menstrual da mulher, mas com umas diferença logo de cara : A cachorra não menstrua.

O 1º cio da cachorra ocorre quando ela chega na puberdade, que normalmente ocorre entre os seis a doze meses. Bom cadelas de pequeno porte começam em torno de seis meses, e as de porte grande pode ser iniciado até um ano e meio para que tenha o 1º cio.

o tempo de intervalo de cada ciclo, pode ser irregulares no começo, até que eles cheguem a normalidade que acontece de seis em seis meses. Mas dependendo da raça e tamanho do animal, ele pode varias entre cinco e doze meses. Cadelas de porte grande podem ter um intervalo maior entre um ciclo e outro.

O ciclo estral se divide em quatro fases: Pró-estro; Estro; Diestro e Anestro.

O cio da cachorra se encontra nas primeiras duas fases, podendo haver na maioria dos casos uma duração de 15 a 21 dias, mas pode ocorrer de 8 a 21 dias (tudo depende da raça, e porte)

O tempo de duração do cio de uma cadela normalmente é em média 21 dias

Pró-estro

Este é o ínicio do ciclo da cadela, e devido ao aumento de hormônios reprodutórios, começam a haver mudanças na cachorra.

Existem duas principais mudanças que você pode notar, um é o edema da vulva: que aumenta radicalmente de tamanho , e o outro seria o caso de um corrimento vaginal sanguinolento: que é onde há a atração de machos pelo aumento de ferormônios. (Lembre-se que a cadela não menstrua, é apenas uma mudança).

(Foto demonstração)

Como estamos vendo na foto, há o corrimento sanguinolento, nessa fase a cachorra ainda não aceita nenhum macho. Ela dura por volta de  9 dias, mas é diferente de cachorra para cachorra, pode ocorrer entre 4 a 21 dias , durante esse período, é normal que a cachorra apresente o corrimento.

Para saber quando a cadela entrou no cio, basta ficar atento ao edema da vulva e ao corrimento vaginal sanguinolento, com essas mudanças você saberá que ela já está no cio, Normalmente o proprietário percebe algumas gotas de sangue pelo chão e ai percebe que a cachorra está no cio.

Existem alguns casos, da cadela lamber a vulva e os proprietários acabam não percebendo que ela está no cio, mas se você perceber que ela está lambendo muito, uma coisa que não fazia antes, melhor verificar.

A cachorra no cio pode aumentar a repetição da urina durante o dia, só que em quantidades menores, isso normalmente ocorre porque neste período a urina apresentará um cheiro diferente do normal, indicando à outros cães que ela está no cio. Tanto que esta é uma forma da cadela mostrar aos cães que está no cio, e atraí-los.

A cadela fica “sangrando” na média de 9 dias, chegando até 21 dias com o corrimento, ainda sim ela poderá ficar com um corrimento discreto até 30 dias, caso passe de 30 dias não é algo normal, se isso acontecer, o correto é levá-la a um veterinário.

O que é o CIO SILENCIOSO ou CIO SECO – Este cio caracteriza-se por não haver as mudanças básicas do ciclo pró-estro, portanto, não haverá o aumento da vulva e o “sangramento”, porém ela entrará no cio e poderá ficar prenha normalmente.

Os proprietários deveram ficar atento para que não ocorra uma gravidez indesejável.

Neste caso saberão se ela está no cio, se tiverem um macho por perto, pois ele sentirá atração pela cadela (por conta dos feromônios) e irá querer cruzar.

Uma outra maneira de descobrir, é fazendo a dosagem hormonal, mas referente a isso, ela deve ser levada e diagnosticada por um veterinário.

CICLO ESTRAL: ESTRO 

O tempo de duração desse ciclo é de aproximadamente sete dias, mas pode variar de quatro a onze dias.

Já nesta fase, diferente da outra, a cadela aceita o macho para o cruzamento, o corrimento diminui e pode ser que fique esbranquiçado e discreto. O edema da vulva pode continuar, mas pode ser que mude para uma vulva mais macia e flácida.

É a fase que se você quiser “filhotinhos”, deve colocá-la para cruzar.

CICLO DIESTRO

Ciclo ocorrido após o estro.

Caso a sua cadela tenha cruzado , este é o período que se atinge a gestação, o processo do cilco é longo durando por volta de 56 a 68 dias na cadela prenha, e de 60 a 100 dias na cadela não prenha.

CICLO ANESTRO

Fase que a cachorra não está no cio e acontece logo após o diestro.

Conhecido como o período de descanso reprodutivo, que pode durar de três a dez meses. É nesse tempo que acontece a involução uterina e a renovação endometrial, caso tenha ocorrido a fecundação.

Algumas pessoas se perguntam se a cachorra pode ficar prenha no primeiro cio, e a resposta é sim. Mas isso não é bom, pois o útero da cadela pode não estar totalmente desenvolvido, e pode haver complicações no parto, a cadela pode não estar madura o suficiente, e poderá não cuidar certamente dos filhotes, por não ter um instinto materno maduro. Há a possibilidade de ocorrer tudo bem, mas também há de não ocorrer.

 

Bom, a minha dica seria antes ou depois do primeiro cio, a castração. Isso poderá fazer com que evitemos, que a cadela desenvolva infecção uterina e também diminuíra a possibilidade de que ela possa desenvolver câncer de mama.