Quando devo levar meu cachorro ao veterinário?

Quando devo levar meu cachorro ao veterinário?
Cão triste – Leve ao veterinário

Hoje em dia todos querem um companheirinho, mas cuidar deles não é só dar ração e cuidar do seu bem estar. É preciso levá-lo com frequência ao veterinário, para vacinar, avaliar e prevenções.

Quando vemos que nosso peludo acorda triste, sem fome, logo ficamos preocupados. São apenas dois sinais de que devemos leva-lo ao veterinário e levando eles logo nos primeiro sintomas, pode acontecer do diagnóstico e tratamento ser muito positivo.

Quando devo levar meu cachorro ao veterinário?

Levar cachorro doente ao veterinário

Alguns sinais que seu pet não está bem.

Vômito (regurgitar alimento, líquido branco ou amarelo), coceira excessiva (coçar muito a ponto de formar feridas e deixar falhas no pelo), fezes moles ou com sangue, urina com sangue ou dificuldade pra urinar, perda de apetite, prostração (sem querer brincar ou passear),  focinho escorrendo, beber muita ou pouca água. Veja as principais doenças em seu pet.

Balançar a cabeça ou coçar as orelhas, cheiro forte na pele, urina ou fezes, respiração irregular ou ofegante, irritação ou ansiedade sem motivo aparente (alguns casos de agressividade são relatados quando o pet está com dor ou não está se sentindo bem), chorar quando pega no colo, machucados, bolinhas ou nódulos pelo corpo, dificuldade para andar, levantar ou deitar, (se não for preguiça, a dificuldade de locomoção pode indicar algum problema que deve ser investigado pelo veterinário), corpo, orelhas e virilha quentes, dificuldade de evacuar ou sentir dor para defecar.

Pode parecer exagero, mas prestar atenção nessas pequenas coisas, pode livrar seu pet de dores e sofrimento. Observe e interaja com ele, assim ficará muito mais fácil de se identificar qualquer diferença de comportamento. Lembre-se sempre, o veterinário é a melhor opção para cuidar do seu cachorro.

Frequência em que deve levar seu cachorro ao veterinário

Muitos donos de animais costumam levá-los ao veterinário apenas para tomar as vacinas e às vezes nem isso, ou até quando eles apresentam alguns sintomas incomuns. Acontece que, algumas doenças comuns só mostram sintomas quando já estão em um estado avançado. Então a melhor forma de cuidar da saúde do seu peludo é levá-lo com frequência ao veterinário. Por isso é sempre importante levar seu cachorro ou gato ao veterinário, evitará as doenças e ainda por cima cuidará com prioridade da sua saúde e longevidade, pois aplicando as vacinas e fazendo todos os procedimentos necessários, evitará as doenças e lhe dará longevidade. Um exemplo é o motivo do seu cachorro estar comendo o próprio cocô ou de cachorros alheios, ou então para a limpeza de tártaro do cachorro ou gato

Veja algumas fases que é sempre bom levar ao veterinário:

Filhotes: Até os seis meses de idade, seu peludinho deve fazer consultas regulares ao veterinário, para que ele possa acompanhar o crescimento e o desenvolvimento do “bebê” de patas.

Adultos: a partir dos sete meses, seu peludo já é considerado adulto. Nessa fase da vida, consultas anuais serão suficientes.

Idosos: Entre os sete e oito anos de idade o animal, ele é considerado adulto, e precisará de um pouco mais de atenção. Consultas semestrais são as mais indicadas para essa fase da vida, acompanhando de perto a saúde do seu “bebêzão”.

Não se esqueça, o veterinário é sempre a melhor saída para cuidar do seu cachorro ou bichano, ele saberá o que deve ser feito ou ingerido.

Se você é um veterinário e está a procura de um software veterinario, recomendamos o Nuvem Vet, um ótimo software online com um preço justo e acessível.

Se você é da região de Utinga em Santo André, recomendamos a Clínica veterinária em Utinga, do Dr. Eduardo Ramos Figueira.